1. Episódio 1 Na África, Aminata Diallo, de onze anos, aprende com a mãe a “pegar” bebês (ser parteira). E com seu pai, aprende sobre religião: o Islã. Ela e sua família são capturados por traficantes de escravos. Aminata é separada de seus pais.




2. Episódio 2 Aminata reencontra Chekura e os dois se casam. Ela descobre que está grávida. Appleby vende Aminata. Seus novos donos, Solomon e Rosa, a tratam com mais humanidade.




3. Episódio 3 Solomon, desesperado por uma distração para aliviar a dor da perda da esposa, embarca para Nova York com Aminata. Ao chegar, a escrava se depara com negros livres e decide fugir para conquistar a sua liberdade.




4. Episódio 4 Com o fim da guerra, os senhores de escravos começam a procurar seus escravos fugitivos em Canvas Town para recuperá-los. Aminata começa a trabalhar para os britânicos, a fim de registrar-se no Livro dos Negros, que lista todos os negros que trabalharam para os britânicos durante a guerra, para que possam ser libertados e levados para Nova Escócia, onde iniciarão uma nova vida.




5. Episódio 5 A vida na Nova Escócia é dura para os negros libertos, os empregos são escassos e o preconceito é muito grande. Aminata tenta encontrar Chekura. Ela dá à luz à um filho, Mamadu. Aminata encontra trabalho em uma gráfica de uma senhora branca e envia cartas aos abolicionistas britânicos.




6. Episódio 6 Os negros livres chegam a Serra Leoa e, com a ajuda dos ingleses, criam uma nova cidade chamada Freetown. Aminata deseja voltar para sua aldeia natal Bayo, que não está muito longe de Freetown.